Muito descontente com os rumos do governo federal, comandado pelo presidente Michel Temer (PMDB), o gaúcho Leonel Brizola (PDT) resolveu, lá do plano superior, enviar uma carta ao peemedebista:
"Temer, minha experiência vem de longe. Eu governei o Rio Grande do Sul uma vez e em outras duas fui governador do Rio de Janeiro. Concorri a presidente, mas não fui eleito por artimanhas globais e interesses internacionais. Daqui de cima, sofro com muitas das tuas decisões. Como exemplo, essa de precarizar as relações trabalhistas lançadas por Getúlio Vargas na CLT. Encontrei-o outro dia aqui no céu e ele disse que está muito irritado contigo. Nem quis continuar a conversa.
Tu estás loteando o Brasil para os grandes capitalistas, gente poderosa e com muito dinheiro. Este modelo econômico levou nosso país ao desastre, ao atoleiro, humilhando o nosso povo e destruindo o padrão mínimo de vida dos mais necessitados. Temer, o grande capital enriquece uma minoria e maneja tudo isso em causa própria.
Tu tens uns amigos ainda da época da ditadura, que trocam apoio político por cargos no governo. Observa melhor esses filhotes. A ordem democrática precisa ser mantida para termos uma nação livre e independente da exploração internacional. Não entregas, Temer, o patrimônio nacional aos interesses estrangeiros. Tu deves buscar o interesse público do povo brasileiro. Vais entregar a Petrobras, o pré-sal, as nossas riquezas, enfim, adotar a velha, arcaica e anacrônica receita do FMI?
É necessário cuidar das novas gerações, das nossas crianças e jovens. Investir em um sistema educacional qualificado está na raiz de tudo isso. É preciso ampliar o acesso à educação e dar um salto para o futuro do povo brasileiro. Teu (des)governo não pode deixar os jovens à espera de uma educação e de um emprego dignos. Afinal, dos jovens surgem os grandes movimentos transformadores da humanidade.
Para, Temer, de gastar dinheiro à toa com a mídia golpista e bombardear o povo brasileiro com essa propaganda que está tudo melhorando. Tu deves estar cego ou louco. O preço da gasolina e do gás de cozinha aumenta quase toda semana. E essa tal de Reforma da Previdência? Não atocha que vai ser boa para os mais humildes. Para de confundir o povo.
Concentrar o capital é uma linha antidemocrática e antissocial. Só serve aos interesses internacionais. A desnacionalização da economia está quebrando as nossas empresas. Não vai atrás da linguagem dos tecnocratas. Isso somente serve para embaralhar a nossa visão do conjunto nacional. A economia internacional é um grande polvo, com seus tentáculos e ventosas, pronta para nos engolir. Como dirigente, tu estás sendo cúmplice do entreguismo das nossas riquezas.
Se tu não defenderes os nossos interesses de nação, vais entrar para a história como o pior presidente do país. Vais ser chamado de o exterminador do futuro. E olha que teus índices de popularidade já superaram o fundo do poço. A burguesia brasileira, essa casta privilegiada, nos levou à crise e não tem solução para o Brasil. Temer, é o povo que nos mostra os rumos, e não as elites. Elas procedem em causa própria e pensam que mandam e dirigem o povo.
Depois, não diga que não te avisei. Um abraço em ti, na Marcela e no Michelzinho."